Pesquisar no site

Novidades

Terceira atividade de Desenvolvimento Profissional

01/12/2011 17:56
O Endogroup parabeniza os três melhores pilotos e a equipe mais precisa da terceira Etapa da Campanha de Desenvolvimento Profissional 2011:   Pódium Pilotos: 1º colocado: Sr. Luiz Henrique - Equipe Bloody Eyes com 122 pontos 2º colocado:...

Segunda atividade de Desenvolvimento Profissional

08/11/2011 13:25
  O Endogroup parabeniza os três melhores pilotos e a equipe mais precisa da segunda Etapa da Campanha de Desenvolvimento Profissional 2011:   Pódium Pilotos: 1º colocado: Sr. Luiz Henrique - Equipe Bloody Eyes com 115 pontos 2º colocado:...

Primeira atividade de Desenvolvimento Profissional

07/10/2011 17:00
O Endogroup parabeniza os três melhores pilotos e a equipe mais precisa da primeira Etapa da Campanha de Desenvolvimento Profissional 2011:   Pódium Pilotos: 1º colocado: Sr. Ricardo Rodrigues - Equipe Ghostrides com 133 pontos 2º colocado: Sr. Fábio Quitério Lima - Equipe...

Projeto MotoGP torna-se realidade!

29/08/2011 14:36
  O Projeto MotoGP tornou-se realidade: a partir do dia 1 de setembro inicia-se oficialmente a Primeira Campanha de Desenvolvimento Profissional da HDA. O lançamento ocorreu no Hotel Blue Tree às 16h00. Mais de 100 pessoas compareceram no local incluindo os colaboradores da área comercial, do...

Projeto MotoGP aprovado pela Supervisão

12/08/2011 15:00
  O projeto foi apresentado eficientemente à Supervisão que reconheceu e valorizou a importância do projeto.

Projeto MotoGP aprovado pela Diretoria e Gerencia

05/08/2011 18:58
O projeto foi apresentado eficientemente à Diretoria e Gerência que reconheceu e valorizou a importância do projeto.

Ferramenta RSS

07/07/2011 22:13
As novidades e os eventos do nosso departamento serão atualizados constantemente e poderão ser conferidos em nosso site. O RSS feeds será usado para enviar informações diretamente aos senhores!

Site Endogroup lançado!

07/07/2011 22:00
Caros amigos, a partir de hoje está no ar o site do Endogroup! Nele vocês irão conferir todos os detalhes da primeira Campanha Motivacional da Honda e também irão conferir informações e novidades sobre nosso departamento. Esperamos vcs!

Endomarketing

É cada vez mais comum empresas adotarem estratégias de marketing voltadas para seu público interno. Muitas vezes, as empresas dirigem seus esforços para um certo grupo dentro de seus stakeholders e acaba esquecendo de um de seus principais pilares: os seus colaboradores internos, e é pensando nesses colaboradores e no quanto estes são imprescindíveis para o crescimento e sucesso das empresas, é que muitas delas vêm apostando no Endomarketing

O objetivo do Endomarketing, ou marketing interno, é motivar os funcionários, de modo que eles se sintam parte integrante da empresa e importantes com o seu trabalho.Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo?

Essa modalidade de marketing surge como elo entre o cliente, o produto e o empregado. Há aqueles que dizem que significa toda e qualquer ação de comunicação interna, enquanto há quem acredita que trata-se de ações de incentivo a funcionários. A verdade é que Endomarketing vai muito além do que simplesmente motivar. Claro, que a motivação é tão relevante quanto as metas traçadas e alcançadas, trazendo atualização, interação entre marca e produtos e o reconhecimento de um profissional, mas deve-se ter em mente que a motivação vem de dentro para fora e o incentivo vai de fora pra dentro e que a motivação depende se o DNA do funcionário está compatível com o da empresa, pois os valores e princípios devem ser parecidos

As empresas se lançam em palestras motivacionais, eventos, café da manhã com o presidente mas, às vezes, se esquecem que estas estratégias não devem ser isoladas ou simplesmente ocasionais. É claro que a empresa deve estimular seus funcionários, mas só isso não é o bastante. Empresas como Google, Microsoft, Apple e Toyota, por exemplo, são conhecidas por possuir o Endomarketing em seu DNA. Estas companhias estimulam seus funcionários através de ações focadas no bem-estar deles o que, conseqüentemente, melhora a produção e a capacidade intelectual das equipes.

As empresas primeiramente precisam planejar, pois não basta aplicar estratégias de endomarketing para resolver um problema imediato. Algumas empresas têm em mente que uma estratégia de motivação é Endomarketing quando na verdade é uma ferramenta que precisa de estudo antes de ser aplicada e de tempo para ser assimilada pelos funcionários. Especialistas recomedam que nesta etapa inicial as empresas busquem identificar os pontos fortes e fracos de seus funcionários, para assim terem uma base para implementarem esse sistema.

É preciso ampliar a área de atuação das estratégias aplicadas. Empresas como a Fiat faz com que suas estratégias de marketing interno façam parte não só da vida de seus funcionários, como também de sua família. A empresa oferece festas de bodas para aniversários de casamento e festa de debutantes para as filhas de seus colaboradores. Além do mais, ela trata cada colaborador como se fosse o primeiro cliente da montadora, oferecendo, por exemplo, test-drive aos mesmos. É preciso fazer com que o funcionário tenha orgulho de trabalhar na empresa e que se comprometa com os resultados, além de claro, oferecer qualidade de vida ao mesmo. Cada funcionário deve saber a importância do lugar onde trabalha, bem como sua própria importância, pois só assim ele poderá ter um bom ambiente de trabalho e equipe.

Ao promover ações de marketing para seus colabordores, as empresas precisam compartilhar a visão da empresa entre eles. Informação é a palavra-chave para essa questão. Quanto mais informado o colaborador estiver, maior o entendimento e a compreensão do papel e da contribuição dele para a empresa. Criar canais e  ações de comunicação e de integração dentro da empresa é fundamental para a disseminação de informações e para fazer com os que os funcionários se sintam parte da empresa e do que está acontecendo, além de caminharem na direção dos objetivos empresariais.

Utilizar a tecnologia neste sentido pode ser uma ótima opção, pois ela permite que o processo de comunicação seja mais flexível e rápida entre as equipes e seus gestores. Outra estratégia que deve ser utilizada é o treinamento de funcionários, que auxiliam na capacitação dos mesmos, ao mesmo tempo que permite que estes se sintam mais interligados com o seu trabalho e melhor preparado para exercer suas funções.

As empresas devem ter em mente que o endomarketing é um elemento imprescindível para o sucesso da empresa e para o crescimento dos negócios. A confiança do público, tanto interno como externo, é uma consequência direta do endomarketing. Como o próprio Kotler já dizia, o marketing interno deve anteceder o marketing externo. As empresas que souberem adotar estratégias de marketing interno, de forma planejada e embasada, só têm a sair ganhando.


Crie um site grátis Webnode